Li destrona Schiavone, e China tem primeira campeã de Slam em simples

sábado, 4 de junho de 2011

04/06/2011 12h03 - Atualizado em 04/06/2011 12h50

Li destrona Schiavone, e China tem primeira campeã de Slam em simples

Vice-campeã na Austrália, tenista de 29 anos conquista Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
Nem Kim Clijsters, nem Caroline Wozniacki, nem Maria Sharapova. A tenista com melhor desempenho em Grand Slams este ano é Na Li. Neste sábado, a chinesa de 29 anos, vice-campeã do Australian Open, coroou duas semanas espetaculares em Paris com outra atuação de gala. Por 6/4 e 7/6(0), ela bateu Francesca Schiavone e tomou da italiana o título de Roland Garros.
Na Li tênis Roland Garros final troféu (Foto: Reuters)Na Li beija o troféu conquistado neste sábado, seu primeiro em um Grand Slam (Foto: Reuters)
O título é o primeiro de um chinês na chave de simples de um Grand Slam. Até hoje, o país tinha três troféus em eventos deste porte, mas todos em duplas: Zi Yan e Jie Zheng no Australian Open e em Wimbledon, ambos em 2006, e Sun Tian-Tian, que formou parceria com o sérvio Nenad Zimonjic nas duplas mistas do Australian Open de 2008.
Além do título e do 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 2,76 milhões) embolsados neste sábado, Na Li subirá do sétimo para o quarto lugar no ranking mundial e se tornará a tenista asiática mais bem ranqueada na história. Ela igualará a japonesa Kimiko Date-Krumm, que também foi a número 4 na lista da WTA - em 1995, quando tinha 25 anos.
Atual campeã e invicta em Roland Garros há 13 jogos, Schiavone começou a partida tentando usar bolas com muito efeito anguladas. A intenção era fazer com que Li não estivesse equilibrada, mas não deu certo. A chinesa não abriu mão de sua posição perto da linha de base e nem se incomodou com os ângulos. Pelo contrário. Li impôs suas pancadas e dominou a maioria das trocas de bola. Com 15 winners e um quebra de saque no quinto game, a vice-campeã do Australian Open fez 6/4 no primeiro set.
Schiavone só conseguiu três winners na primeira parcial e continuou com problemas no segundo set. Logo no primeiro game, cedeu uma quebra para a chinesa. Li sofreu seu primeiro susto no segundo game, quando a italiana conseguiu, enfim, um break point. A número 7 do mundo se salvou com um ace, fez 2/0 e manteve a dianteira.
Li também teve chances de quebra no quinto e no sétimo games, mas falhou na hora de converter. As chances perdidas pesaram. No oitavo game, a chinesa cometeu quatro erros com sua direita e cedeu a quebra para a adversária, que empatou o set em 4/4. Mais quatro games equilibrados, e a decisão ficou para o game de desempate.
A chinesa começou o tie-break vencendo um lindo ponto, dando um lob em Schiavone e matando com um voleio. Li também encaixou bons saques e abriu 3/0. A italiana lutou, mas sua oponente não falhou mais. Li abriu fez 7/0, se jogou no saibro e festejou ao ver Schiavone errar a última bola FONTE GLOBO ESPORT

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares