Dia de fúria' contra governo deixa 62 civis mortos na Síria, diz entidade

sábado, 30 de abril de 2011


29/04/2011 18h04 - Atualizado em 29/04/2011 18h54

'Dia de fúria' contra governo deixa 62 civis mortos na Síria, diz entidade

EUA anunciam sanções ao regime pela 1ª vez desde início dos protestos.
Conselho de Direitos Humanos da ONU também condenou a repressão.

Do G1, com agências internacionais
O número de civis mortos nesta sexta-feira (29) na Síria durante protestos contra o regime do presidente Bashar al Assad subiu a 62, segundo balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos.
A maioria das mortes, 33, ocorreu na província de Deraa, no sul, foco dos protestos. Também morreram civis em Rustun (25), Homs (2) e Latakia (2).
Também nesta sexta, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou  uma ordem executiva impondo novas sanções contra a agência de inteligência da Síria e dois familiares do contestado presidente, em resposta à violenta repressão aos protestos, afirmaram autoridades norte-americanas.
Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)Manifestantes marcham contra o governo da Síria nesta sexta-feira (292) em Banias (Foto: AP)
Assad não está entre aqueles que serão atingidos pelas sanções, que incluirão congelamento de bens e proibição de negócios com os Estados Unidos, mas ele poderá ser incluído nesta lista se a violência por parte das forças do governo contra manifestantes pró-democracia continuar, acrescentaram as autoridades.
São as primeiras sanções americanas contra o país árabe desde o início dos protestos. Os EUA aplicam sanções ao regine sírio desde 2004.
Também nesta sexta, o Conselho de Direitos Humanos da ONU condenou o governo sírio pela resposta violenta às manifestações. O Brasil votou favoravelmente à condenação. Fonte G1

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares