Produtos da gastronomia mineira são destaque em festival

sábado, 30 de abril de 2011


Edição do dia 19/04/2011
19/04/2011 12h34 - Atualizado em 19/04/2011 14h30

Produtos da gastronomia mineira são destaque em festival

Neste ano os pratos fazem uma homenagem à culinária regional em Belo Horizonte. Chefe de cozinha ensina a preparar uma carne seca com molho.

Viviane Possato Belo Horizonte
Começou a maratona dos bares de Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte é o Festival ‘Comida di Buteco’.
Para criar um dos pratos servidos no Festival, Márcio foi pesquisar no mercado central de Montes Claros, norte de Minas. “Carne de sereno, batata recheada com requeijão do norte e farofa de pequi”, explica Marcio Roberto Bomtempo, dono de bar.
Além da carne de sereno, pequi e requeijão do norte, os donos de bares podem escolher outros oito ingredientes, entre eles peixes do rio São Francisco.
“Uma muqueca de suribi então tem seu lugar, uma curimatã assada, muqueca de piranha”
No cardápio dos 41 bares que participam do festival também estão a manteiga de garrafa, feijão andu, sementes de coentro, as frutas cagaita, seriguela ou buriti e a rapadura.
“Existe uma harmonia muito boa entre o defumado do joelho de porco e o picante da rapadura”, diz Walter Martins, engenheiro.
A rapadura é um dos ingredientes mais usados no festival, mas como ela é muito doce, o segredo está na mistura com outros temperos.
O chefe de cozinha e coordenador do festival, Eduardo Maia ensina a preparar um molho para acompanhar uma carne serenada. “O bom é ir provando. Se tiver doce demais coloca um pouquinho mais de caldo de carne. Se não tiver acidez, coloca mais um pouquinho de cachaça ou mesmo um toque de vinagre. Se quiser, pode colocar alecrim que tem um toque amargo. Este equilíbrio é fundamental”, explica.
O molho agridoce harmoniza com a carne de sol dourada na manteiga de garrafa, que é levada ao forno. Uma farofa é um ótimo acompanhamento.
Receita de molho para 300 gramas de carne serenada:
Ingredientes:
- uma colher de sopa de manteiga de garrafa
- uma cebola picada
- uma pimenta de cheiro
- uma colher de sopa de rapadura picada
- 30 ml de cachaça
- 150 ml de caldo de carne diluído

Modo de preparo:
Numa frigideira coloque a manteiga de garrafa, a cebola picada, e uma pimenta de cheiro. Deixe dourar e acrescente a rapadura. Dilua bem e acrescente a cachaça para flambar. Depois misture 150 ml de caldo de carne diluído. Mexa bastante até o molho ficar consistente. Derrame o molho sobre a carne fatiada. Fonte JORNAL HOJE
 

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares