Kadhafi repete que não renunciará e convida França e EUA a negociar

sábado, 30 de abril de 2011


Sábado, 30 de abril de 2011 - 08h52       Última atualização, 30/04/2011 - 08h52

Kadhafi repete que não renunciará e convida França e EUA a negociar

Foto: Saeed Khan/AFP Zoom Homens recarregam uma metralhadora durante uma reunião dos rebeldes, na Líbia Homens recarregam uma metralhadora durante uma reunião dos rebeldes, na Líbia

Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br

O ditador líbio Muamar Kadhafi reiterou, neste sábado, que não vai renunciar ao poder, ao mesmo tempo em que convidou a França e Estados Unidos a negociar com ele uma solução para a crise na Líbia, em um discurso exibido pela televisão estatal. Segundo ele, a Otan, que executa bombardeios no país, "deve abandonar qualquer esperança de uma saída de Muamar Kadhafi".

"Não tenho função oficial para renunciar a ela. Não abandonarei meu país, e combaterei até a morte", declarou Kadhafi no pronunciamento, durante uma cerimônia por ocasião do centenário de uma batalha contra as forças de ocupação italianas.

"Eu sou sagrada para o povo líbio, eu sou um símbolo e um pai para eles", insistiu. "Estamos dispostos a negociar com França e Estados Unidos, mas sem condições", completou o ditador.

"Nós não nos renderemos, mas eu os convido a negociar. Se vocês querem o petróleo, venham para que assinemos acordos com suas empresas, mas não vale a pena fazer uma guerra".

"Podemos solucionar nossos problemas entre os líbios sem luta; retirem suas frotas e aviões", afirmou, em um recado à Otan. O dirigente líbio afirmou ainda que os rebeldes que lutam contra suas forças "são terroristas que não vêm da Líbia, e sim da Argélia, Egito, Tunísia e Afeganistão".

"Enfrentaremos eles, crianças, mulheres e idosos, mas sem armas", completou.

Redatora: Bárbara Forte Eband

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares