Síria: tropas de segurança disparam contra manifestantes nesta segunda-feira

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Síria: tropas de segurança disparam contra manifestantes nesta segunda-feira

Redação SRZD | Internacional | 28/03/2011 13h31
Foto: Reprodução de TVNesta segunda-feira, as forças de segurança da Síria dispararam contra centenas de manifestantes na cidade de Deraa, de acordo com a agência de notícias Reuters. Entretanto, uma agência de notícias síria negou que forças de segurança teriam entrado em choque com os manifestantes. Não há informações sobre feridos.

Os manifestantes cantavam frases como "Queremos dignidade e liberdade" e "Não às leis de emergência", concentrados na principal praça da cidade. A cidade de Deraa, a cidade de 120 km de Damasco, tem sido o cenário principal dos protestos contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Um número muito grande das forças de segurança da Síria foi às ruas para garantir o patrulhamento de ruas e prédios do governo, além de tentar que novos protestos surgissem. Desde a última semana cerca de 37 pessoas já foram mortas em Deraa, conforme divulgou o escritório das Nações Unidas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos. Dentre os mortos estavam duas crianças.

De acordo como vice-presidente Farouq al-Shara, o presidente deve fazer um anúncio dentro de dois dias, que deve "agradar ao povo sírio".

Ainda nesta segunda-feira, dois jornalistas da agência "Reuters", que estava desaparecidos desde sábado, foram liberados por autoridades sírias. Segundo testemunhas sírias, os jornalistas teriam sido presos por não terem autorização para trabalhar na Síria, e porque filmaram em "lugar onde filmagens são proibidas".

A Síria é o mais recente país a aderir a protestos contra o regime, além de fazer exigências quanto a economia e os direitos humanos. As manifestações do país estão concentradas em Daraa, cidade que fica na região agrícola do país empobrecido, e tem servido de palco para confrontos entre forças de segurança e manifestantes anti-governo. Fonte SRZD

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares