Líbia: jornalista da Vanity Fair é morto em Misrata

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quarta-feira, 20 de abril de 2011 - 18h04       Última atualização, 20/04/2011 - 18h10

Líbia: jornalista da Vanity Fair é morto em Misrata

Foto: Phil Moore/AFP Zoom Foto mostra o jornalista Tim Hetherington recebendo ajuda de um rebelde líbio momentos antes de ser morto Foto mostra o jornalista Tim Hetherington recebendo ajuda de um rebelde líbio momentos antes de ser morto

Da AFP

mundo@eband.com.br

O jornalista da revista americana Vanity Fair, Tim Hetherington, foi morto nesta quarta-feira em Misrata, no oeste da Líbia. Outras três pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, por um tiro de morteiro, segundo informou um jornalista da agência de notícias AFP presente no hospital da cidade líbia.

A informação da morte de Hetherington, foi confirmada pela revista. O jornalista de origem britânica, de 41 anos, cobriu inúmeros conflitos ao longo dos seis últimos anos. Ele chegou a ganhar o World Press Photo Award em 2007 por suas fotos de soldados americanos no Afeganistão. Esse trabalho serviu de base para o documentário Restrepo, que foi nomeado ao Oscar.

O jornalista gravemente ferido é o americano Chris Hondros, 41 anos, da agência fotográfica Getty. As identidades dos outros dois feridos ainda não forma informadas. Os quatro jornalistas se encontravam em grupo na Rua Trípoli, a principal via de Misrata, ocupada há quase dois meses pelas tropas do coronel Muamar Kadhafi.

 O combate mais violento entre as tropas leais ao ditador líbio e os rebeldes ocorreu nesta mesma rua. Um cinegrafista da Al Jazira, Ali Hassan Al Jaber, já havia sido morto e um outro jornalista da rede de televisão ficado ferido no dia 12 de março em uma emboscada perto a Benghazi, bastião da oposição no leste da Líbia.

Este foi o primeiro jornalista de um veículo estrangeiro a ser morto na Líbia desde o início da insurreição contra Kadhafi em 15 de fevereiro. Vários jornalistas foram também presos e maltratados pelo regime líbio.
     

ENVIE PARA UM AMIGO Fonte eBand


0 comentários:

 
 
 

Postagens populares