Christine Lagarde anuncia oficialmente candidatura ao FMI

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Quarta-feira, 25 de maio de 2011 - 08h21       Última atualização, 25/05/2011 - 08h21

Christine Lagarde anuncia oficialmente candidatura ao FMI

Foto: Bertrand Langlois/AFP Zoom Christine Lagarde tem apoio de Londres Christine Lagarde tem apoio de Londres

Da Redação, com AFP

economia@eband.com.br

A ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, anunciou oficialmente nesta quarta-feira sua candidatura ao cargo de diretor gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), em substituição ao compatriota Dominique Strauss-Kahn.

"Resolvi apresentar minha candidatura" ao posto, disse a ministra à imprensa, indicando ter tomado esta decisão "após uma reflexão madura".

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, anunciou nesta quarta que apoia "plenamente" a candidatura de Lagarde.

Londres apoia

O Reino Unido manifestou, já no sábado, seu apoio à ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, como candidata para assumir a liderança do Fundo Monetário Internacional depois da renúncia de seu diretor-gerente, Dominique Strauss-Kahn, indiciado em Nova York por "crimes sexuais".

"Do ponto de vista do mérito, creio que Christine (Lagarde) é a candidata evidente para o FMI, e é por isso que o Reino Unido vai apoiá-la", declarou em um comunicado o colega britânico da ministra, George Osborne.

"Mostrou este ano suas qualidades de liderança em nível internacional como presidente dos ministros das Finanças do G20. Foi também uma defensora engajada em favor dos países com dificuldades com importantes déficits", ressaltou Osborne.

Dessa forma, o governo conservador britânico não apoia uma eventual candidatura do ex-primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown, cujo nome foi citado para o FMI.

Redatora: Bárbara Forte Eband

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares