Protesto contra a prisão de Mladic acaba com 20 feridos na Sérvia

domingo, 29 de maio de 2011

29/05/2011 18h17 - Atualizado em 29/05/2011 19h57

Protesto contra a prisão de Mladic acaba com 20 feridos na Sérvia

Manifestação pedia liberdade de general acusado de comandar genocídio.
Ex-chefe militar sérvio era o mais procurado da Europa por crimes de guerra.

Do G1, com agências internacionais
Uma manifestação que reuniu cerca de 10 mil pessoas neste domingo (29) em Belgrado em apoio ao ex-general Ratko Mladic, preso sob acusação de crimes de guerra e genocídio, terminou com 20 feridos, entre manifestantes e policiais, e mais de 100 pessoas presas.
De acordo com o chefe da polícia sérvia, Milorad Veljovic, a maioria do detidos são jovens. Segundo o porta-voz do serviço de emergência do país, 20 pessoas tiveram ferimentos leves, metade deles são policiais.
O confronto começou no final da manifestação, quando jovens encapuzados lançaram pedras e pedaços de pau contra os policiais -cerca de 3 mil foram deslocados para o local para evitar atos violentos.
A manifestação, organizada pelo Partido Radical Sérvio se concentrou em frente ao Parlamento sérvio. Os manifestantes se declaram contra a prisão de Mladic, considerado por eles um heroi nacional, e a cooperação de Belgrado com a Justiça Internacional. Eles também querem a renúncia do atual presidente, Boris Tadic.
Durante o protesto, Darko Mladic, filho do ex-general, voltou a defender a inocência de seu pai. "Ratko Mladic não é um criminoso de guerra, ele não ordenou a morte de civis, ele não ordenou a morte de prisioneiros", discursou, conclamando "todos os estrangeiros que estavam lá e testemunharam esses eventos" a se pronunciarem.
Protesto na Sérvia (Foto: Reuters)Policiais tentam conter manifestante em ato realizado neste domingo (29) em apoio ao ex-general Ratko Mladic, preso sob acusações de crime de guerra e genocídio (Foto: Reuters)
Protesto na Sérvia (Foto: Djordje Kojadinovic/Reuters)Manifestante ferido é amparado por policial durante protesto realizado neste domingo em Belgrado, capital da Sérvia (Foto: Djordje Kojadinovic/Reuters)
Prisão
O ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, de 69 anos, um dos criminosos de guerra mais procurados do mundo, foi preso na última quinta-feira (26), após 16 anos foragido. Ele foi encontrado em um vilarejo no norte da Sérvia, onde vinha vivendo com nome falso.
O general é acusado de ter ordenado e coordenado, durante a guerra na Bósnia, o massacre de pelo cerca de 8 mil meninos e homens muçulmanos na cidade de Srebrenica, em 1995 - a maior atrocidade cometida na Europa desde a Segunda Guerra.Fonte G1

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares