Todos os dias morrem 13 crianças e jovens em Portugal

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Todos os dias morrem 13 crianças e jovens em Portugal

Ontem

Todos os dias morrem, em Portugal, 13 crianças e jovens. E todos os dias chegam à associação "A Nossa Âncora" novos casos de pais incapazes de lidar sozinhos com a dor de perder um filho.
 
foto LUIS MANUEL NEVES/GLOBAL IMAGENS
Todos os dias morrem 13 crianças e jovens em Portugal
Maria Cavaco Silva recebeu Associação A Nossa Âncora em Belém
 
Esta quarta-feira, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, 13 moderadoras da instituição "A Nossa Âncora" estiveram no Palácio de Belém, num almoço com Maria Cavaco Silva, para falar na experiência pessoal que é perder um filho.
"Todos os dias chegam novos casos à associação", contou à Agência Lusa a presidente da associação, Emília Maria, mostrando-se preocupada com o aumento de casos mortais provocados por acidentes de viação e suicídios entre os 18 e os 40 anos.
A base de dados da instituição tem já três mil pessoas registadas. As moderadoras, espalhadas um pouco por todo o país, dão neste momento apoio a 500 famílias. Mas a maioria dos pais em luto continua a sofrer em silêncio.
Segundo a associação, criada em 1996, por ano morrem em Portugal cerca de cinco mil crianças e jovens até aos 30 anos. Estatísticas recentes indicam que diariamente em Portugal perdem a vida 13 crianças ou jovens entre os zero e os 30 anos.
Na instituição, os pais podem partilhar o sofrimento. "Lembro-me de ter vindo à associação e sentir que falávamos todos a mesma linguagem e sentir que não estava sozinha", recorda Dulce Silva, que há três anos perdeu o filho mais novo, de 22 anos Fonte Jornaol de Noticia

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares