Alemanha media conversas entre Obama e o Taleban

segunda-feira, 23 de maio de 2011

publicado em 22/05/2011 às 22h55:

Alemanha media conversas entre Obama e o Taleban

Governo americano já realizou três encontros com representantes da milícia
Do R7, com France Presse
Massoud Hossaini/22.05.2011/AFPMassoud Hossaini/22.05.2011/AFP
Marines americanos conversam com moradores da cidade de Marjah, no Afeganistão; governo Obama está conversando com o Taleban afegão, enquanto o ramo paquistanês da milícia tenta vingar a morte de Bin Laden
Publicidade
O governo alemão está ajudando a mediar conversas secretas entre os Estados Unidos e o Taleban afegão, com reuniões para debates na Alemanha, de acordo com a reportagem da revista Spiegel deste domingo.
O representante especial da Alemanha para o Afeganistão e o Paquistão, Michael Steiner, é o mediador dos diálogos, e o último encontro aconteceu na Alemanha nos dias 7 e 8 de maio, diz a revista.
Steiner, juiz de formação com longa experiência em diplomacia, já chefiou a missão da ONU (Organização das Nações Unidas) em Kosovo.
O Ministério das Relações Exteriores alemão não confirmou tais encontros à agência de notícias France Presse, mas afirma que a Alemanha "estava dando suportes para que fossem encontradas soluções políticas" no Afeganistão.
Uma conferência sobre o Afeganistão será realizada na cidade alemã de Bonn no dia 5 de dezembro, indica o ministério, atendendo a um pedido do presidente afegão Hamid Karzai feito em novembro do ano passado.

Obama conversa com talebans
O governo do presidente americano Barack Obama está engajado em conversas diretas com altos dirigentes do Taleban afegão, que desde meados de 2010 lidera a luta contra o governo de Cabul apoiado pelo Ocidente, de acordo com a revista Spiegel.
Três reuniões já foram realizadas entre membros do governo americano e representantes da milícia. A primeira foi no Qatar e a segunda, durante a virada do ano, na Alemanha.
Os EUA são representados pelo Departamento de Estado e por oficiais da Agência Central de Inteligência (CIA), enquanto o um familiar do mulá Mohammad Omar fala em nome do Taleban, acrescenta a revista.
A revista New Yorker indicou em fevereiro que o governo de Obama começou a ter discussões diretas com importantes líderes do Taleban.
De acordo com o jornal Washington Post, Obama espera relatar progressos sobre a solução da guerra do Afeganistão quando anunciar a retirada de tropas em julho.
Atentados
Essa tentativa de aproximação entre os Estados Unidos acontece em meio a uma onda de ataques promovidos pelo Taleban e a Al Qaeda no Paquistão.
Os atentados começaram a surgir após o assassinato do líder da Al Qaeda Osama bin Laden, na cidade paquistanesa de Abbotabad, no último dia 2 de maio.
Neste domingo, militantes invadiram uma base militar em Karachi, a maior cidade do Paquistão. Seis pessoas morreram.Fonte R7.COM

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares