Goodluck Jonathan toma posse como presidente da Nigéria

domingo, 29 de maio de 2011

France Presse 29/05/2011 11h56 - Atualizado em 29/05/2011 12h28

Goodluck Jonathan toma posse como presidente da Nigéria

Cerimônia teve forte segurança, após centenas de mortes durante pleito.
Eleições de abril foram consideradas as mais limpas há décadas no país.

Da AFP
O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, tomou posse oficialmente neste domingo (29), tendo vencido as eleições de 16 de abril, consideradas as mais limpas há décadas no país.
Goodluck Jonathan acena para o público após ser empossado em cerimônia em Abuja (Foto: AFP)Goodluck Jonathan acena para o público após ser empossado em cerimônia em Abuja (Foto: AFP)
Jonathan, de 53 anos, cristão sulista, superou com folga seu adversário, o ex-dirigente militar do norte muçulmano Muhammudu Buhari, em um pleito marcado por três dias de revoltas que deixaram mais de 800 mortos.
A segurança foi reforçada no local onde ocorreu a cerimônia de posse, na praça Eagle, em Abuja, capital federal. Ao todo, 10 mil membros das forças de segurança - a maioria, policiais, mas também militares e agentes do serviço secreto, apoiados por helicópteros - foram mobilizados.
Muito antes das eleições presidenciais, Jonathan precisou enfrentar a hostilidade do norte, mais pobre e menos desenvolvido que o sul produtor de petróleo.
Sua nomeação quebrou uma regra interna do Partido Democrático do Povo (PDP), no poder, que prevê um rodízio entre candidatos do norte e do sul a cada dois mandatos.
Inicialmente, Jonathan chegou ao poder em maio de 2010, após a morte do presidente Umaru Yar'Adua, muçulmano do norte que não terminou seu mandato.
Por este motivo, muitos nigerianos consideraram que alguém do norte deveria ser nomeado para a presidência pelo PDP.
Participaram da cerimônia de posse 20 chefes de Estado, a maioria africanos, entre eles Alassane Ouattara, da Costa do Marfim, Jacob Zuma, da África do Sul, Robert Mugabe, do Zimbábue, e Yoweri Museveni, de Uganda.Fonte G1

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares