Zelaya chega a Honduras depois de quase 2 anos de golpe que o depôs

sábado, 28 de maio de 2011

28/05/2011 17h49 - Atualizado em 28/05/2011 19h32

Zelaya chega a Honduras depois de quase 2 anos de golpe que o depôs

Multidão aguardava desde cedo no aeroporto de Tegucigalpa.
Depois de 16 meses de exílio, presidente deposto se diz 'cheio de otimismo'.

Do G1, com agências internacionais
O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, derrubado do poder em 28 de junho de 2009, retornou neste sábado a seu país após um ano e quatro meses de exílio na República Dominicana. Na chegada, Zelaya disse aos seus apoiadores que voltou "cheio de otimismo".
Depois do período exilado, Zelaya embarcou na última sexta-feira (27) para a Nicarágua, para aguardar pela viagem de retorno a Honduras.
O avião vindo da Nicarágua pousou às 14h22 locais (17h22 em Brasília) no aeroporto internacional Toncontín, em Tegucigalpa, onde milhares de apoiadores do ex-presidente aguardavam para festejar seu retorno.
Manuel Zelaya acena para apoiadores durante sua chegada a Tegucigalpa (Foto: AP)Manuel Zelaya acena para apoiadores durante sua chegada a Tegucigalpa (Foto: AP)
Zelaya partiu neste sábado do Aeroporto Internacional de Manágua, de onde se despediu com honras de Estado pelo governante nicaraguense, Daniel Ortega.
Zelaya disse que o retorno a seu país significa "uma mensagem de esperança e otimismo para as democracias da América Latina", em declarações exclusivas à emissora de TV venezuelana Telesur, as primeiras feitas depois de voltar do exílio.
"Hoje, depois de quase dois anos, depois de uma luta de toda América Latina, conseguimos voltar à nossa terra e a abraçar nosso povo", completou o ex-presidente, que usava seu tradicional chapéu branco.
"Tentaram manchar sua imagem, mas foi demonstrado que era tudo falácia", disse a filha dele, Hortensia, sobre as acusações contra o pai, ao sair do avião.
Acordo
O presidente direitista hondurenho Porfírio Logo, com quem Zelaya assinou um acordo de reconciliação na Colômbia no domingo passado (22), o receberá neste sábado na Casa de Governo, junto ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, e à chanceler colombiana, María ngela Holguín. Antes disso, Zelaya é esperado para um discurso em praça pública.
O ex-presidente chegou com um grande capital político, com o qual pretende recuperar o poder, em um país pobre que se prepara para retornar à Organização de Estados Americanos (OEA) na próxima quarta-feira (1º), passo-chave para que possa receber novamente empréstimos e ajuda externa.
Multidão vestindo vermelho e levando faixas e cartazes aguarda a volta de Manuel Zelaya em Tegucigalpa neste sábado (28) (Foto: AP)Multidão vestindo vermelho e levando faixas e cartazes aguardou desde cedo a volta de Manuel Zelaya em Tegucigalpa neste sábado (28) (Foto: AP)
Embaixada do Brasil
Depois de deposto e expulso do país, Manuel Zelaya chegou a retornar a Honduras e buscou abrigo na Embaixada Brasileira em Tegucigalpa. A diplomacia brasileira passou a participar ativamente do caso polêmico em Honduras, que repercutiu em todo o mundo. Após quatro meses, o presidente deposto deixou a embaixada e embarcou para o exílio na República Dominicana.Fonte  G1

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares