Em greve, professores das Fatecs e Etecs fazem protesto na Av. Paulista

sábado, 21 de maio de 2011

20/05/2011 16h20 - Atualizado em 20/05/2011 20h07

Em greve, professores das Fatecs e Etecs fazem protesto na Av. Paulista

Cerca de 250 pessoas participam do movimento, segundo a PM.
Categoria não aceitou reajuste salarial de 11% anunciado pelo governo.

Do G1, em São Paulo
Centenas de professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e servidores administrativos  do Centro Paula Souza, que estão em greve desde o último dia 13, fazem na tarde desta sexta-feira (20) uma manifestação na Avenida Paulista para pressionar a retomada das negociações. Segundo estimativa da Polícia Militar, pelo menos 250 pessoas participam do movimento.
Levando cartazes e apitos, os manifestantes pretendiam caminhar até a rua Bela Cintra. A categoria reivindica reajuste salarial de 56,90% para os docentes e de 71,79% para os funcionários técnico-administrativos.
Manifestantes caminharam pela Paulista para pressionar as negociações para o fim da greve (Foto: Vanessa Fajardo/G1)Manifestantes caminharam pela Paulista para pressionar as negociações (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
No dia 12, o governo anunciou um reajuste salarial de 11% para professores e servidores administrativos. Nesta sexta, pela manhã, houve uma reunião entre representantes das Secretarias de Gestão Pública e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; do Centro Paula Souza e do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps)
A proposta vai beneficiar mais de 17 mil profissionais – professores das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e servidores administrativos da instituição, além dos inativos.
Manifestantes levaram faixas de protesto durante a passeata (Foto: Vanessa Fajardo/G1)Manifestantes levaram faixas de protesto durante a passeata (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
"Estamos sem aumento há seis anos e um reajuste de 11% não repõe nada. Não dá para voltar ao trabalho desse jeito. Acredito que a partir de segunda-feira (30), a adesão vá aumentar", diz o vice-presidenre do Sinteps, Salvador dos Santos Filho.
O Sintesp acredita que cerca de 60% das Fatecs e Etecs aderiram à paralisação. A estimativa do Centro Paula Souza é outra: no máximo 20% de adesão. O Centro Paula Souza já anunciou que as aulas perdidas serão repostas.
Em nota, o governo do Estado de São Paulo afirmou que repudia o movimento grevista e que além do reajuste de 11%, definiu os critérios para a avaliação de desempenho, que será realizada em junho. "[Esta] possibilitará aos que obtiverem o mérito um ganho que, somado ao reajuste, pode chegar a até 24%, ainda este ano. [O governo] também propôs um novo plano de carreira, que está sendo construído pelo Centro Paula Souza, com apoio de especialistas de ensino, que deverá ser apresentado num período de até 60 dias", diz a nota.
As propostas foram apresentadas em reunião nesta sexta-feira, mas não houve acordo.Fonte G1

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares