Governo do Japão manda fechar usina nuclear por risco de terremoto

sexta-feira, 6 de maio de 2011

06/05/2011 09h44 - Atualizado em 06/05/2011 09h44


Planta de Hamaoka fica sobre falha sísmica e oferece risco à segurança.
País enfrenta crise nuclear após terremoto e tsunami de 11 de março.

Da AFP
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, exigiu nesta sexta-feira (6) que o grupo Chubu Electric Power interrompa o funcionamento da usina nuclear de Hamaoka, situada na falha sísmica do centro do arquipélago.
"Ordenei que a Chubu Electric Power encerre as operações de todos os seus reatores na central nuclear de Hamaoka", declarou Kan.
"Tomamos esta decisão em função da segurança dos habitantes", acrescentou o primeiro-ministro japonês, que evocou um risco grande de terremotos nesta parte do país.
A decisão de Kan determina o fechamento de dois reatores, os de número 4 e 5, da usina na província de Shizuoka, a 200 km de Tóquio.
Imagem aérea de fevereiro de 2005 mostra a usina Chubu Electric Power, em Omaezaki, na prefeitura de Shizuoka (Foto: Reuters)Imagem aérea de fevereiro de 2005 mostra a usina Hamaoka, da Chubu Electric Power, em Omaezaki, na prefeitura de Shizuoka (Foto: Reuters)
O terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que atingiu o país em 11 de março provocou danos na unina de Fukushima Daiichi, jogando o país em uma crise nuclear ainda não totalmente resolvida.
VALE ESTE MAGNITUDE REVISADO - Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)
tópicos:

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares