Vaticano exige que suspeitos de pedofilia sejam entregues à Justiça

segunda-feira, 16 de maio de 2011

France Presse 16/05/2011 07h52 - Atualizado em 16/05/2011 09h20

Vaticano exige que suspeitos de pedofilia sejam entregues à Justiça

Carta circular destaca necessidade de 'julgamentos claros e coordenados'.
Onda de escândalos por abusos de menores começou no fim de 2009.

Da France Presse
Vista aérea da Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: Plinio Lepri / AP)Vista aérea da Basílica de São Pedro, no Vaticano
(Foto: Plinio Lepri / AP)
O Vaticano exigiu nesta segunda-feira (16), em uma carta a todos os bispos, que os membros do clero suspeitos de pedofilia sejam entregues às autoridades civis competentes.
Em uma carta circular, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal americano William Levada, destaca a necessidade de "julgamentos claros e coordenados" contra "os abusos sexuais de menores" e pede aos bispos que adaptem as normas para isto até 2012.
O documento considera indispensável que os países coordenem diretrizes para levar em consideração as recomendações do Vaticano.
A carta resume as experiências adotadas pelos países que registraram escândalos graves de pedofilia de padres: Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Bélgica e Áustria.
A onda de escândalos por abusos de menores começou no fim de 2009 na Irlanda e chegou a Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Bélgica, além de Estados Unidos e vários países da América Latina.
O escândalo, que abalou o prestígio da instituição milenar, gerou reações dentro da hierarquia da Igreja.Fonte Eband

0 comentários:

 
 
 

Postagens populares